top of page

Sobre o Psicodrama

 

Jacob Levy Moreno nasceu em 1889, na Romênia e formou-se em medicina em 1917. A partir de sua espontaneidade e do seu interesse e envolvimeno com o teatro, fundou em 1921, o Teatro Vienese da Espontaneidade, sendo este o precursor e base para a futura psicoterapia de grupo e psicodrama.

 

Pode-se dizer que o Psicodrama é uma teoria, pesquisa e uma prática nas relações interpessoais, que incorpora técnicas de teatro para fins socio-educacionais e também para psicoterapia individual e em grupo. Tem como diferencial a ação dramática, onde os conflitos são dramatizados como se estivessem sendo vivenciados naquele instante, proporcionando ao paciente a oportunidade de compreendê-los de forma espontânea, experimentando diversas possibilidades de resoluções para o conflito em questão.

 

 

Sobre a Música

 

 

A música atua nas nossas vidas no âmbito corporal, mental e espiritual. Através dela, trazemos à tona diversas emoções e lembranças de situações passadas e/ ou novas. Com isso ela abre os horizontes do indivíduo, ajudando-o a obter respostas espontâneas para cada situação.  Ela ainda nos proporciona o encontro com as pessoas ao nosso redor, assim como nós mesmos e nossas próprias histórias, passadas e presentes.

 

Integrar a música à terapia é integrar o corpo, porque a música é feita, dita,

tocada e cantada como manifestação corporal”.(FREGTMAN, 1989, p.17)

 

Atualmente o valor terapêutico da música já é muito bem reconhecido. Cada vez mais à música é atribuído um valor terapêutico, no sentido de restabelecer e/ou restaurar a saúde e o bem estar, sendo esta utilizada para trabalhar a comunicação verbal e não verbal, além das habilidades: motora, cognitiva, emocional e social.

 

Lá onde se detém o poder das palavras, começa a música” (Wagner)

bottom of page