top of page

Cobranças, Resultados e Ansiedade



Atualmente, as pessoas que trabalham no mundo corporativo passam a maior parte dos seus dias no escritório, investindo em uma carreira de sucesso e enfrentando constantes pressões por resultados. Em meio a esse turbilhão de metas e responsabilidades, não é incomum encontrarmos pessoas que já apresentaram crises de ansiedade* e pânico**, o que culmina em grande prejuízo pessoal e profissional.

É importante que a empresa tenha um olhar voltado à saúde mental dos seus colaboradores, proporcionando e incentivando um ambiente mais aprazível, aproximando os funcionários e cuidando para que as demandas não cheguem a exaurir toda a energia do seu profissional, causando estresse e esgotamento físico e intelectual.

Dessa forma, é possível manter a produtividade constante e proveitosa.Por outro lado, não podemos responsabilizar apenas os empregadores, cabe ao indivíduo também, entender e respeitar seus limites e buscar investir em uma vida mais saudável, considerando uma boa alimentação, atividade física, relacionamentos afetivos e sociais, desenvolvimento intelectual, lazer e outros. Muitas vezes, é difícil encontrar o ponto de equilíbrio e até mesmo descobrir como alcançá-lo. Para essas e outras questões, o auxílio de um psicólogo pode ajudar.


* Ansiedade: É uma sensação comum a todos, surgindo como um sistema de alerta em diversas situações do nosso dia a dia e auxiliando na adaptação do indivíduo que se encontra em algum processo de mudança. É considerada como um sentimento "normal", por vezes difícil de descrever, aparecendo como um aperto na boca do estômago, coração acelerado, inquietação, insônia, etc. Entretanto, esse sentimento pode tornar-se patológico e passar a interferir negativamente na vida do indivíduo, trazendo muito sofrimento para a pessoa acometida.


** Pânico: Profundamente ligado à ansiedade patológica, surge sem nenhuma razão lógica ou racional. Nos ataques de pânico, as mesmas sensações da ansiedade aparecem, porém com muito mais intensidade, além do medo de perda de controle, medo da morte, entre outras. Diante desses ataques, é comum o indivíduo buscar ajuda médica, com a ideia de que algo físico está errado, inclusive imaginando a possibilidade de um ataque cardíaco. É importante que a pessoa seja diagnosticada logo, para que possa receber o tratamento adequado e impedir que a progressão da doença venha a incapacitá-la de exercer suas atividades corriqueiras, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Arte em SΨ

Arte em SΨ, vem da ideia de que o ser humano é arte em seu ser e em tudo o que faz. Possuímos e exercemos diversos papéis em nossas vidas e podemos ver arte em todos eles, considerando a espontaneidade e a criatividade de cada movimento e ação que exercemos no nosso dia a dia.

PublicaçõesRecentes
Arquivo
bottom of page