top of page

Preparado para sua próxima entrevista?


Afinal para que serve uma entrevista de emprego? Ela serve para que o recrutador conheça os candidatos e para que possa selecionar o que mais se aproxima dos pré-requisitos, técnicos e comportamentais, fornecidos pelo gestor da posição, seguindo os valores e competências definidos pela empresa. Ele quer te conhecer e ouvir exemplos concretos que evidenciem o profissional que você é.


Em momentos de desemprego ou de vontade/necessidade de mudança, a busca por informações sobre como fazer uma boa entrevista de emprego aumenta. Nessa procura por informações, encontramos diversos textos falando sobre: perguntas mais frequentes, como agir, o que responder, como se vestir, etc.


Estar preparado para uma entrevista é algo que você também pode construir ao longo do desenvolvimento da sua carreira, a partir do momento em que você adquire propriedade sobre o que está falando.


Para isso, é importante que você se conheça bem o suficiente, para contar sua trajetória de forma estruturada, estando confiante das suas realizações, considerando suas qualidades e pontos de desenvolvimento. Nesse sentido, pedir feedbacks para seus gestores, pares e funcionários pode auxiliar na construção de uma visão mais ampla sobre si mesmo e abrir espaço para conhecer e corrigir eventuais falhas.


E como garantir que vou ter segurança quando tiver que falar sobre mim?


O primeiro passo é acreditar em si mesmo. Você construiu uma boa carreira até o momento e precisa apropriar-se dela.


Sendo assim, você pode começar escrevendo uma autobiografia profissional e a partir daí, criar o hábito de atualizá-la toda vez que passar por alguma mudança importante. - Procure selecionar algumas palavras ou frases, que contemplem momentos de destaque e discorra sobre exemplos concretos de cada uma delas. Não se esqueça de colocar também, coisas que não deram certo e o que fez para resolver. Se tiver a oportunidade, conte sua história para alguém.


Quando a entrevista está marcada, existem ainda algumas tarefas que podem ajudar no processo de preparação.


  1. Faça sua autobiografia. Se ela já estiver pronta, atualize-a e busque alguém para contar sua historia. Se não se sentir confortável, você pode treinar em frente ao espelho.

  2. Estude a empresa. Seja curioso. Leia o site de "cabo a rabo" e vá além, procurando também outras notícias e informações. Conhecer a empresa é um grande diferencial. Procure saber os valores, cultura e objetivos, até para verificar se o sentido da empresa vai de encontro ao seu.

  3. Agora que tal fazer algumas conexões entre a sua experiência e habilidades e as características da empresa? Procure pensar, mesmo que hipoteticamente, de que forma você pode agregar valor à posição pretendida e sincronize suas ideias.

Com esse exercício, você passa a se conhecer melhor e entender os motivos pelos quais faz sentido ingressar na empresa escolhida.

Nenhuma dessas ações é garantia de que você vai conquistar uma vaga, entretanto, se você fez uma boa entrevista, o recrutador que o conheceu ainda pode encaminhar seu contato, com recomendações, para outra oportunidade. Por isso, é importante manter a postura e ser educado durante todo o processo seletivo.


Antes de finalizar, é importante falar sobre a ansiedade como algo que pode prejudicar na conquista de uma vaga. Se você entende que este é um ponto fraco e difícil de lidar, procure alinhar as expectativas e prazos com o recrutador, assim você fica mais tranquilo e demonstra interesse ao invés de ansiedade.

Boa sorte!!
Tatiana Abdo
Psicóloga Clínica


Arte em SΨ

Arte em SΨ, vem da ideia de que o ser humano é arte em seu ser e em tudo o que faz. Possuímos e exercemos diversos papéis em nossas vidas e podemos ver arte em todos eles, considerando a espontaneidade e a criatividade de cada movimento e ação que exercemos no nosso dia a dia.

PublicaçõesRecentes
Arquivo
bottom of page